Introdução

A perda auditiva não afeta somente as pessoas da terceira idade, pois 50% dos indivíduos com perda auditiva estão abaixo de 65 anos de idade e, em muitos casos, são crianças e adolescentes. A perda da audição em crianças afeta a linguagem e o desenvolvimento social. Atualmente há um crescente número de jovens com zumbido devido à exposição diária a ruídos. A dificuldade em ouvir não é apenas uma questão de não ouvir bem, além disso, este problema causa ao indivíduo grande esforço e extrema despensa de energia. A diminuição da audição pode ser parte de um processo de envelhecimento, entretanto, hoje existem recursos para minimizá-la, promovendo ao paciente uma comunicação melhor com sua família e amigos. No entanto, um grande número de pessoas convivem com a dificuldade auditiva durante anos, muitas vezes tendo recursos ao seu alcance, mas por falta de conhecimento, acabam por não buscar orientação ou a solução de seu problema. Nós, profissionais do Hospital Paulista, estamos à sua disposição para auxiliá-lo no seu processo de reabilitação auditiva.
Anatomia

O aparelho auditivo, responsável pela exterocepção dos sons, pode ser dividido, do ponto de vista funcional e anatômico, em periférico e central. O aparelho auditivo periférico, que engloba a orelha externa, a orelha média e a orelha interna, é responsável pela captação dos estímulos sonoros – energia acústica – provenientes do meio ambiente e pela sua transformação em energia elétrica. O aparelho auditivo central, formado pelos núcleos das vias auditivas do tranco cerebral e mesencéfalo, córtex auditivo temporal e vias subcorticais associativas, é responsável pelo processamento dos impulsos elétricos gerados pelo sensor periférico proporcionando a sensação de toalidade, intensidade e significado aos estímulos sonoros. O aparelho vestibular responsável pela propriocepção da posição da cabeça no espaço e importante sensor na manutenção do equilíbrio, localiza-se também na orelha interna.

Tipos de Perda Auditiva

  • Perda Condutiva – Orelha externa e Orelha Média
  • Perda Neurosensorial – Orelha interna
  • Orelha média e Orelha Interna
  • Perda Central – Nervoauditivo

Conhecendo a sua dificuldade auditiva

Existem diferentes tipos e graus da deficiência auditiva e são definidos pelo local onde o problema se apresenta. Podem ser:

PERDA LEVE

PERDA MODERADA

PERDA SEVERA

PERDA PROFUNDA

20 a 40 dB 40 a 60 dB 60 a 80 dB Acima de 90 dB

A audição é considerada normal até 25dB (dB é a abreviação de decibéis, medida da intensidade sonora).